Rita Lee (com Mutantes)
“Hoje é o Primeiro dia do resto de sua Vida”

Informações Técnicas

Artista: Rita Lee
Título: Hoje é o primeiro dia do resto de sua Vida
Gravadora: POLYDOR
Número Gravadora: 2451.017
Fabricado no: Brasil
Ano: 1972
Formato de reprodução sonora: ESTÉREO
Prensagem:
Material e formato da capa: Capa abre em duas partes (Gatefold) / Papel cartão Laminado
Mídia: Disco de vinil LP
Velocidade: 331/3 RPM
Número de faixas: 10 faixas

Créditos

Produzido por: Arnaldo Baptista.
Músicos: Rita Lee, Lúcia Turnbull, Sérgio Dias, Arnaldo Baptista, Liminha, Arnaldo Dias Baptista, Sérgio Dias Baptista, Arnolpho Lima (Liminha), Ronaldo Leme (Dinho) e Cláudio Cesar Dias Baptista (Té).
Composições de: Rita Lee, Arnaldo Baptista, Sérgio Dias Baptista and Arnolpho Lima (Liminha).
Arte da capa: Rita Lee.
Fotos
: Toni.

Lista de faixas

Side A

1. VAMOS TRATAR DA SAÚDE
2. BEIJA-ME AMOR
3. HOJE É O PRIMEIRO DIA DO RESTO DA SUA VIDA
4. TEIMOSIA
5. FRIQUE COMIGO

Side B

1. AMOR EM BRANCO E PRETO
2. TIROLEITE
3. TAPUPUKITIPA
4. DE NOVO AQUI MEU BOM JOSÉ
5. SUPERFÍCIE DO PLANETA

Descrição e Fotos

RITA LEE - "HOJE É O PRIMEIRO DIA DO RESTO DA SUA VIDA" - para muitos, esse é o melhor álbum dos Mutantes! MARAVILHOSA a sonoridade do contrabaixo de 6 cordas!!

Autorretrato na capa frontal de Rita Lee

O mais louco e Psicodélico disco dos MUTANTES!!

É o Sgt. Pepper's dos Mutantes!

ESSE É NA REALIDADE UM DISCO DOS MUTANTES!!

Na realidade, esse é um disco dos Mutantes, mas por pura orientação de marketing da gravadora Polydor, este LP foi lançado como um álbum solo de RITA LEE. Os arranjos foram criados por todos os membros dos Mutantes, e as canções foram compostas por Rita Lee, Arnaldo Baptista, Sérgio Dias Baptista e Arnolpho Lima (Liminha).

O álbum é PERFEITO! Começa com Rhythm'n'Blue Rock, onde se ouve o som fantástico do baixo de 6 cordas, construído exclusivamente para os Mutantes pelo irmão Dias Baptista mais velho, Cláudio Cesar, e magistralmente executado por Liminha. Na letra se encontra clara alusão e uma paixão explícita pelas drogas psicodélicas, a letra diz: "Que tal um chá-chá-chá, pra gente se achar...".

Na terceira faixa do disco, outro rock soberbo! No meio da canção, Cláudio Cesar questiona o ouvinte "Cê tá entendendo?". Na música "Frique Comigo", Rita Lee conclama "Cê tem que ser maluco!!"

Esse LP é o "Disraeli Gears" dos Mutantes!

No Lado B, a viagem continua! Na faixa 3, o título apresenta um palavrão mascarado: "TAPUPUKITIPA". Essa música possui um belo riff executado com um dobramento de Clavinet e Baixo. Esse riff lembra o Iron Butterfly em "In-A-Gadda-Da-Vida".

Quase ao final da faixa, uma situação incomum aconteceu: esse foi o primeiro disco a ser gravado no novo Estúdio Eldorado, após ser equipado com gravador de 16 pistas (canais). O estúdio era novíssimo e a mesa de mixagem não estava apropriadamente blindada contra interferências de ruídos e frequências de estações de rádio (Radio frequencies).

Em um certo momento, o mixer começou a captar e tocar uma música instrumental estranha. Era na verdade uma interferência captada de uma estação de rádio que possuía uma antena retransmissora próximo ao estúdio. O mixer agia como uma antena de rádio. A música era do tipo de som mellow lounge pasteurizado - muito comum nas salas de espera de consultórios dentários. Os Mutantes perceberam que aquilo poderia se tornar em uma interessante experimentação e pediram para que o operador da mesa aumentasse aquele som intruso até chegar a um nível apropriado. Ouça isso!

Ao final da última faixa do disco, há um impressionante duelo do Baixo com a Guitarra. Ouça! E para fechar esse álbum maravilhoso com chave de ouro, Cláudio Cesar questiona: "Cê entendeu?".

Esse álbum é a nata da Psicodelia Brasileira!

Simplesmente FANTÁSTICO!!!

É o "Ummagumma" dos Mutantes! Um disco Lisérgico!

Na ficha técnica da contra capa, há um agradecimento especial aos "Baurets" (Baseado) e "Lochas" (Los Chás - de cogumelo). Você está entendento?

Brazilcult.com © 2018. Todos os Direitos Reservados.

Brazilcult.com © 2018. Todos os Direitos Reservados. BrazilCult.com